"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 26, 2014

DESAVERGONHADA/"GERENTONA"/"FAXINEIRA"... Palavra dada é palavra empenhada


Dilma Rousseff é bastante coerente no que diz. Já se apresentou aos brasileiros como gerentona, como faxineira e, mais recentemente, se disse firme na decisão de não ceder a chantagens partidárias e recusar-se a mexer em sua equipe em troca de apoio eleitoral. 
Em todos os casos, manteve a linha: 
não cumpriu nada a que se propos. 
Percebe-se agora que o que vale não é a palavra empenhada, mas a disposição de vender a alma ao diabo pela vitória.

Dilma Rousseff é uma pessoa de palavra.
Quatro anos atrás, apresentou-se ao eleitorado como gerente gabaritada. 
Eleita, correu para vestir uniforme de faxineira. 
Há algumas semanas, assegurou que não mudaria sua equipe ministerial apenas em troca de alguns minutinhos a mais no rádio e na TV. 
As circunstâncias e o figurino podem mudar, mas Dilma Rousseff mantém a coerência: 
não cumpre nada do que fala.
Dilma havia dito há algum tempo que “faria o diabo nas eleições”. 
Mas, vê-se agora, é muito mais que isso: 
a candidata-presidente está disposta mesmo é a vender a alma ao diabo. 
Os lances mais recentes da montagem do palanque reeleitoral são pródigos neste sentido. No balcão de negócios, o céu é o limite.
A presidente da República trocou ontem mais um de seus ministros para assegurar o apoio de mais um partido à sua elástica coligação eleitoral. 
Dilma dissera que estava muito satisfeita com César Borges no Ministério dos Transportes – e, convenhamos, pelo histórico de inoperância da pasta na era petista ele até vinha bem – e jamais o tiraria do cargo.

A palavra dada pela presidente, contudo, não foi honrada. 
O partido do ministro, o PR, cobrou a substituição de Borges e Dilma prontamente atendeu. Entregou sua cabeça e trouxe de volta para o cargo o mesmo ministro afastado há menos de 15 meses. Se isso não é ser coerente, o que mais pode ser? A Borges, restou a Secretaria dos Portos como prêmio de consolação.

Em 2011, o mesmo partido e o mesmo Ministério dos Transportes estiveram no centro da “faxina” – aquela em que a sujeira é varrida para baixo do tapete – promovida pela presidente. Se havia alguma dúvida do artificialismo do figurino ético de Dilma, não remanesce nenhuma mais. Na alça da mira agora estão a diretoria-geral do Dnit e o comando da Valec, também num movimento de desfazer a limpeza que, embora timidamente, fora feita.
A coerência administrativa da presidente ao nomear sua equipe é de dar gosto. Basta lembrar, também, o que aconteceu no Ministério da Pesca três meses atrás. Lá o ministro que não sabia o que era uma minhoca deu lugar a seu suplente no Senado, um teólogo e jornalista que, possivelmente, não faz ideia do que seja pescar com caniço e samburá.

Em todos estes episódios, salta aos olhos a falta de autoridade da presidente e sua total ausência de controle e critérios para compor uma equipe. Já não bastassem os maus resultados que ela tem a exibir em termos de obras e realizações, cabe a pergunta: 
Que espécie de gerentona eficiente é esta?

No seu vale-tudo pelo poder, o PT faz uso de suas armas mais típicas, como a também odienta caça aos que ousam não compactuar com os planos eleitorais do partido. O Globo noticia hoje que o Planalto foi em busca dos nomes de cada um dos prefeitos do PMDB fluminense que hipotecaram apoio a Aécio Neves. Para que será?

Pego no flagra, o ministro de Relações Institucionais disse que pretendia apenas convidá-los para um convescote no Planalto. “Prefeito, quando você chama para almoçar, para conversar sobre algum assunto, ele vem. Isso é do jogo”, disse Ricardo Berzoini, de notáveis atuações no submundo da guerrilha petista em eleições passadas. 
Não parece um fidalgo?

A uma presidente sem autoridade e com um currículo de parcas realizações para mostrar ao eleitorado como justificativa para merecer um novo mandato, junta-se um partido disposto a tocar o terror para vencer as eleições e perpetuar-se no poder. Nem com todos os arranjos e malandragens do mundo isso vai dar certo. 
O vale-tudo tem limite.
Este e outros textos analíticos sobre a conjuntura política e econômica estão disponíveis na página do Instituto Teotônio Vilela

Um comentário:

Anônimo disse...

A comissão de frente da reeleição agora estará glorificada com mais um facínora. Graças ao Ministro Levando o que? Graças também ao Ministro Barroso, que sempre faz uma apologia ao crime soltando sempre os marginais que nunca fizeram nada. Agora o Ze Dirceu das couves, vai para a frente deste prostibulo. Nosso pais deveria entrar em guerra, nosso futuro esta sendo derrotado todos os dias. Nosso pais nunca mais vai sair da obscuridade com a turma que esta no poder. Temos um congresso, um senado, um supremo eleitoral e um supremo federal digno de um enorme puteiro. Nossas esperanças chegaram ao fim. Esses palhaços barrigas de aluguel ficam so tramando na obscuridade. O cao de inferno esta solto. Esse sem vergonha, safado, ladrão, promiscuo vai engrossar o grupo da roubalheira e breve vao soltar os outros. Da nojo ver como suas excelências trabalham ou seja fingem que trabalham. Esta uma tremenda baderna o supremo. Agora temos certeza de total impunidade no pais. Senhores militares, marinha, aeronáutica e exercito, já esta passando a hora de tomar uma atitude. O pais esta indo para o buraco e nossas eleições que serão realizadas breve vai ser a mesma pataquara que foi essa porcaria de jogos aqui no brasil que de lucro não vai trazer nada para a população. Estamos totalmente sem respaldo jurídico para nos proteger o brasil esta uma enorme vala aberta. Temos muitos colarinhos brancos que não estão trabalhando, estão ocultando a verdade ao povo brasileiro e fizeram essa pataquada de festa para nos embromar e para nos fazer de palhaços. O povo esta totalmente deixado a sua própria sorte. Saimos de manha para trabalhar e não sabemos se voltaremos. Nosso futuro esta totalmente entregue na mao dos sem vergonha, sem moral, sem patriotismo algum. Agora depois desse fiasco no qual gastaram bilhões para dar de mao beijada a fifa o prejuízo vai ficar para o povo. A eleição vai ser um fiasco esta tudo programado nas maquininhas de quem ver vencer. Na maior cara de pau essa gente faz tudo na moita e esconde tudo que e mal feito. 9 membros de supremo estão trabalhando em conjunto para livrar a cara dos marginais e isto e brasil. Senhores militares chega de engolir sapos ve se vcs vontam a torcer e mandar nesta pais porque estamos as portas da falência, desordem e com a marginalidade solta vamos ter muitos e muitos dias de caos no pais. Esta mais do que na hora de barrar a pouca vergonha dessa canalhada, vcs podem colocar o pais em ordem e devem. Chega de procrastinar o seu dever, esta na hora de botar o trem nos trilhos e enxotar a cafonalha o pais agradece mais uma vez, mas so que desta vez e passaporte para cuba para sempre. Obrigada.