"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 26, 2014

PTBRAS : Petrobras contratava navios só com autorização verbal


Sob o comando de Paulo Roberto Costa, diretor da Petrobras até 2012 investigado por suspeita de corrupção, o setor de abastecimento da estatal negociou e fechou contratos milionários de frete de maneira informal. Alguns deles foram baseados só em autorizações verbais.

A Folha teve acesso a um relatório de 2009 sobre o assunto feito pelo grupo de auditoria interna da Petrobras. O documento mostra que operações feitas no ano anterior sem obedecer a requisitos mínimos de controle estabelecidos pela empresa totalizam US$ 278 milhões. 

As irregularidades envolveram contratações de navios. Segundo os auditores da Petrobras, os contratos analisados descumpriram "procedimentos previstos no manual de afretamento".

Entre as falhas há falta de autorização por escrito para iniciar processos de afretamento; autorização prévia para tomada de preços com aval de gerente sem competência para tal; e contratações informais que levaram até 390 dias para serem registradas no sistema.
Também há falta ou atraso no registro de informações de todo o histórico de negociação no sistema de conferência de compras da empresa.
Neste caso, diz a auditoria, a irregularidade impede o rastreamento das condições de negociação, o que dificulta a própria apuração.

O relatório não revela as perdas sofridas pela Petrobras como consequência dessas irregularidades. Mas diz que seriam tomadas providências para "aprimorar os controles de autorização, visto que foram realizadas aprovações verbais e posteriormente formalizadas". O grupo propôs "rever o manual de afretamento".

AVALIAÇÃO

"Descontroles dessa magnitude podem ser resultado de falta de comando, falhas de comunicação, pressa. É uma situação inadmissível em uma empresa desse porte, e abre caminho para má fé", diz Fernando Filardi, pesquisador da área de administração do Ibmec-RJ.

Destino de 18% dos investimentos da Petrobras, a área de abastecimento é a segunda mais importante da empresa, atrás de Exploração e Produção, alvo de 70% dos investimentos.

Além da comercialização de petróleo e derivados -atividade que demanda contratações de navios para movimentação de carga em todo o mundo-, estão sob sua responsabilidade a gestão das 13 refinarias no Brasil e a construção de outras quatro.

Negócios relacionados a frete foram um dos alvos da Operação Lava Jato, investigação da Polícia Federal que apura suposto esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro com recursos da petroleira e outras fontes.

Entre os investigados da PF estão Costa, que ficou preso por dois meses por suspeita de destruir provas, e o doleiro Alberto Yousseff. Costa foi libertado na segunda passada (19) por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki.

A Folha apurou que, até o STF suspender as investigações, a PF investigava se Costa reteve indevidamente uma comissão de 1,5% que deveria voltar à Petrobras. O valor é devolvido pelos afretadores no pagamento do frete.

Uma matéria da revista "Época" afirmou que documentos apreendidos no apartamento de Costa indicam que a dinamarquesa Maersk teria pago a ele R$ 6,2 milhões em "comissões" para ele.
(...)

SAMANTHA LIMA DO RIO

O Globo 

Um comentário:

Anônimo disse...

Contratavam tudo com autorização verbal porque agora podem mentir a vontade dizendo que não sabiam, não leram. A verdade e uma so este e o pais do faz de contas. Faz de conta que trabalham, faz de conta que acreditamos. Enriquecimento de vários e merda para a população. Viva o pais. A merdia e conivente porque esta mamando na teta da vaca. O pais já esta em frente a observação de todos os países do mundo. A mídia no exterior faz seu TRABALHO LEVANDO A SERIO SUA FUNÇAO. Os de fora não vao calar a boa ao pais do submundo. Quem viver vera. O povo que e anfitrião vai ficar do lado de fora porque não tem bala para assistir essa pirotecnia com o nosso dinheiro os cães do inferno assistirão no estado com toda a mordomia e mentindo como sempre como nos vivemos. O pais do engodo. Viva o pais de merda ovacionado pela merdia que se beneficia da teta da vaca e os que pagam impostos vivendo na obscuridade e mediocridade do pais do faz de contas. E povao do bolsa isso, bolsa aquilo os petralhas estão jogando vocês fazendo o curral eleitoral nas mãos da caixa, bb e afins os bolsa isso e aquilo depois das eleições vao ver o que vao ter que gastar de juros porque saíram comprindo. Viva o pais dos otarios. Sua vida esta boa? Nos e as futuras gerações teremos que pagar a conta. Enquanto isso a quadrilha vai ficar flanando e não fazendo nada de útil para o pais.