"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 29, 2014

PARA REGISTRO ! Joaquim Barbosa anuncia que deixará STF no próximo mês



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta quinta-feira, 29, que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, lhe comunicou que vai deixar o cargo e se aposentar. "Ele disse que vai deixar o Supremo. Comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir", contou Renan, após receber Barbosa em seu gabinete no Congresso.


Segundo o presidente do Senado, a princípio, o encontro desta quinta era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, que Renan se comprometeu em acelerar a tramitação. No entanto, em meio às conversas, Barbosa comunicou que a visita desta era uma despedida porque ele deixará o STF em junho.

Segundo Renan, o presidente do Supremo não justificou a saída. Ele disse lamentar a notícia e que a informação era "surpreendente", pois via no "presidente do Supremo uma pessoa importante para o País". "Ele vai se aposentar. Sentimos muito, porque ele é uma das melhores personalidades do Brasil. Isso é muito triste", avaliou Renan.

Ao deixar o Senado em direção à Câmara, onde encontraria o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Barbosa disse rapidamente que "no momento oportuno" explicaria os motivos de sua aposentadoria. A Renan e aos senadores Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB, e Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo, o presidente do Supremo disse que vai alugar um apartamento em Brasília e dividir residência entre o Rio, onde tem residência, e o Distrito Federal.


"Ficamos surpresos. A gente estava tomando café da manhã na casa do Renan e viemos encontrar com o Joaquim Barbosa, que pediu audiência. Ninguém sabia a pauta", comentou Eunício. Segundo ele, o ministro do STF iniciou a conversa dizendo: "Vim aqui pra dizer que vou me aposentar".

Calendário.  
Desde o fim do julgamento do mensalão, do qual foi relator do processo, Barbosa passou a ser considerado por partidos políticos como um nome forte para as eleições de 2014. Como magistrado, o presidente do Supremo poderia esperar até seis meses antes da votação de 5 de outubro para deixar a Corte e se filiar a uma legenda. Esse prazo, no entanto, venceu em 5 de abril e, com isso, Barbosa não pode disputar cargo eletivo neste ano.

Isso, no entanto, não o impede de futuramente entrar na carreira política. O próprio Barbosa, em entrevistas à imprensa, não descartou essa hipótese para os próximos anos. O presidente do Supremo chegou a pontuar em pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, mas também foi sondado para disputar os governos do Rio de Janeiro ou do Distrito Federal.


Nivaldo Souza e Murilo Rodrigues Alves - O Estado de S. Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Assisti a 470 de cabo a rabo e sei perfeitamente embora não sabendo nada de justiça, não precisa de uma Constituição perneta e nem de justificativas das nossa constituição todo dia modificada na câmara para ajudar os patifes. Não precisa saber de justiça para ver quando uma pessoa esta mentindo. Não precisa saber de justiça e nem ser o máximo em leis para saber que ladrão e ladrão. Se for ladrão comum porque roubou um frango o crime e pequeno. Se for um ladrão cínico que rouba um pais, que rouba nosso futuro, que trabalhava para nos pagos com o nosso dinheiro, isso no mínimo e crime inafiançável porque o sacripanta enganou um povo, deu prejuízo a um povo isso e crime não pode ter na dosimetria pequenas penas. O pais esta fora dos trilhos em matéria de crime. Como ele esta sendo conduzidos por grupos da esquerda eles acham que devem meter a mao no cofre do pais para enricar assim como para distribuir favores a quem eles gostam e a quem eles querem conduzir para curral eleitoral. Como os três poderes esta podre a vários anos nos sabemos que nossa constituição e a farra do boi. Cada dia eles introduzem mais merdas nela. Merdas essas que so ajudam os trambiqueiros e não o pais. Os ladroes de bando do passado tomaram o poder, aqueles que saíram de fininho quando a merda fedeu mas eles não perderam a vontade de colocar o pais na lata do lixo porque foram rechaçados da primeira vez. E não negando suas naturezas sórdidas voltaram dessa mês para matar o povo e sufocar o restinho de vergonha que o brasileiro tem. Apesar do oba,oba da copa o fiasco vai se mostrar exatamente na copa. Nossa seleção e um remendo trazido de craques brasileiros que foram vendidos do pais e agora estão voltando tirados do pais que os compraram para representar o nosso pais porque esses clubes de merda não fizeram uma seleção com nossos meninos. Somos bons em que? Pais da vagabundagem, bolsa isso, bolsa aquilo que so ajuda a quem não faz nada. Os bolseiros não trabalham so furnicam e ficam fazendo bagunça eles são do pais que não trabalha e não produz nada. Os que produzem sem espremidos com impostos e sem ter condições mínimas de trabalhar porque os vagabundos dos três poderes so trabalham para enricar e se manter no poder para sempre. Agora com a saída do Ministro Barbosa, praticamente so na justiça teremos que ver juízes mercenários se vendendo e vendendo o pais para beneficiar os corruptos. Viva o pais de merda, merda essa que e a nossa vida hoje. Impostos, impostos, impostos. So temos uma solução se a pessoa que pode nos ajudar resolver fazer o serviço. General Heleno na putada. Na putaria que virou nosso pais.