"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 07, 2014

Ganhar credibilidade? nada a declarar.



Há algo que me chama muito atenção nos debates de conjuntura. 
As constantes desculpas de órgãos do governo que, quando provocados por jornalistas que têm dúvidas de alguns dos números divulgados falam que: 
"nada a declarar".

Uma matéria de hoje do jornal Valor Econômico sobre a conta das desonerações (Desoneração deixa conta bilionária para 2015), que segundo o economista José Roberto Afonso do IBRE e Anfip estaria subsestimada, termina com a seguinte frase: "Procurado, o Ministério da Fazenda não explicou os cálculos de renúncia e a diferença entre os dados da Receita Federal e do Tesouro Nacional e também não comentou a possibilidade dos mesmos estarem subestimados, seja para 2013, seja para 2014."

Se o jogo agora é recuperar a credibilidade perdida ,o Ministério da Fazenda deveria sim ter dito com todos os pontos e vírgulas que a estimativa do economista do IBRE, da Anfip e da Receita Federal estavam erradas e explicar a fonte da divergência ou as hipóteses que levam a números tão diferentes. 
Zé Roberto aposta em uma conta de desoneração da folha para os 52 setores beneficiados de R$ 27 bilhões, muito acima do que estava no orçamento e muito acima do que a receita estima que tenha sido esta conta em 2013: 
R$ 13 bilhões.

A não fazer isso, o Ministério da Fazenda passa a percepção que não tem nada a declarar porque concorda com os números. Isso é ruim para a sua credibilidade. É preciso melhorar urgentemente a comunicação do governo com o mercado para o bem do próprio governo. Nesse tipo de matéria, o governo tem que contestar veemente números diferentes do seu. 

Quando não o faz, isso leva a .......nada a declarar.


Original recebido via e-mail de:

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo segredo de estado. Tudo escondido nos porões do planalto. E boca de siri.