"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 13, 2013

brasil maravilha DOS FARSANTES O VERDADEIRO "MUQUIFO" DA EMBUSTEIRA 1,99 : Brasil é o penúltimo em ranking de competitividade



O Brasil está à frente apenas da Argentina na competição por mercados em um conjunto de 15 países com características econômico-sociais ou posicionamento no mercado internacional semelhantes, segundo estudo divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pior situação do país — o penúltimo lugar — é em relação ao peso dos tributos; disponibilidade e custo de mão de obra; e infraestrutura e logística. O Brasil apresenta resultado pífio também nos fatores ambiente microeconômico (13º lugar) e educação (9º).

Além do Brasil, o estudo avaliou o desempenho de África do Sul, 
Argentina, 
Austrália, 
Canadá, 
Chile, 
China, 
Colômbia,
 Coreia do Sul, 
Espanha, 
índia,
 México, 
Polônia, 
Rússia e Turquia. 
Os números foram " divulgados durante o Encontro Nacional da Indústria 2013, onde discutiu-se ainda os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global. No último relatório, de 2012, o país também aparecia na penúltima posição. A diferença é que, com a inclusão da Turquia neste ano, passaram a ser 15 os países pesquisados. 
Isso levou o Brasil da 13º para a 14º posição. 
O Canadá lidera o ranking de competitividade.

Na comparação com a edição de 2012, o Brasil melhorou em dois aspectos. 
Em "disponibilidade e custo de capital" passou do último para o penúltimo lugar, devido à redução nas taxas de juros. No caso do "ambiente macroeconômico" passou da última para a 10ª colocação.

— No ambiente macroeconômico, o país melhorou devido à taxa de câmbio. 
A desvalorização afetou positivamente a competitividade — disse o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Uma análise dos vizinhos latino-americanos mostra que, com exceção do Chile (em 6º lugar), os demais países da região estão mal colocados. 
O México aparece em 12º lugar e a Colômbia, em 13º lurar, por exemplo.
Cristiane Bonfanti/O Globo
http://oglobo.globo.com/in/11037726-394-dce/FT940B/Dilma-mantega.jpg 

Nenhum comentário: