"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 15, 2013

BRASIL REAL ! Varejo registra pior Dia da Criança dos últimos quatro anos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgpXYBEzi70ceGVQUXn01fbNhnMAW6ZuIR00wFA8hIh0uviStnt3fXcJlT6R5Xvt4BttxxOttrB3DZYqSyv_q0A9-6GZibUfJGZpD527WujpbtkRAZontAP32RhcLf5wong_LCDbGzcz2y/s400/familiaconsumo.jpg
Confirmando o quadro de desaceleração do comércio neste ano, as vendas do Dia da Criança registraram o pior resultado desde 2010.

Importante motor da economia nos últimos anos, o consumo das famílias perde força em meio a um cenário de restrições no crédito, inflação elevada e um ainda alto nível de endividamento.

O resultado para o varejo é um ritmo de crescimento menos intenso do que o nível observado nos últimos anos, quando, em geral, esteve acima de 5% e ajudou a sustentar a atividade econômica.

Dados sobre o desempenho na data comemorativa divulgados por três entidades ligadas ao comércio mostram um avanço nas vendas próximo a 3%. De acordo com a CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas), a alta, de 3,15%, é a menor registrada nos últimos quatro anos.
 
Ano Crescimento  /  em %
2013 - 3,15
2012 - 4,8
2011 - 5,91
2010 - 8,74

Fonte: CNDL

Segundo o presidente da entidade, Roque Pelizzaro Júnior, a desaceleração já era esperada pela maior parte dos comerciantes. "O consumidor está mais cauteloso, fato que o leva a priorizar compras à vista e a renegociar dívidas já assumidas", afirma em nota.

Entidades de varejo e de informações financeiras já projetam um Natal mais morno em 2013 e um crescimento de 2% a 3%, menos da metade do registrado em anos anteriores.

Nenhum comentário: