"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 23, 2013

Mais imprestável que assento ejetor de helicóptero. GERENTONA 1,99A PREPOSTA MAIS "PREPARADA" ENCONTRA CACHACEIRO PARLAPATÃO EM SP


Em meio a uma investida nos redutos eleitorais de prováveis adversários na disputa eleitoral de 2014, a presidente Dilma Rousseff se encontrou ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, na quinta visita que fez ao estado desde o início do mês. Mentor político de Dilma, Lula coloca São Paulo e Minas Gerais entre as prioridades dos esforços da presidente em recuperar ao menos parte da popularidade perdida com as manifestações populares de junho e julho.

A orientação está sendo seguida à risca por Dilma. 
Só em São Paulo, a presidente já anunciou mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a capital e para cidades da região do ABC paulista. Na próxima semana, a presidente já tem viagens previstas para Belo Horizonte, na terça-feira, e para Campinas, na quinta-feira. Acompanhada do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a presidente conversou com Lula por mais de duas horas em um hotel no centro da capital paulista, antes de seguir para solenidade comemorativa de um milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dilma aproveitou a cerimônia para fazer um aceno ao Congresso, elogiando a aprovação da lei que destinou 75% dos royalties do petróleo, mais a metade do Fundo Social, para a educação. “É uma vitória histórica da educação brasileira e é uma vitória que vai durar em torno de 50 anos”, disse Dilma, que viu derrotada sua intenção de destinar 100% dos royalties para o setor.

A presidente está empenhada em melhorar suas relações com o Legislativo, que lhe concedeu uma vitória importante ao manter vetos presidenciais importantes, sobretudo na questão do Fundo de Participação dos Estados, mas que ainda apresenta desafios para a articulação política de Dilma. Nova batalha espera a presidente no Congresso em setembro, com a apreciação do veto à extinção da multa de 10% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa.

KARLA CORREIA

Nenhum comentário: