"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 20, 2013

EM REPÚBLICA COM P artido T orpe... TEM, TRAMBIQUE/TRAPAÇA/TRAMÓIA : Em alerta, Planalto trabalha para abafar criação de CPI da Petrobras

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhD2BDPGyri6f8lWR5c_hOGF6tm_6d6_4aVK5X34ZOoVO1Fo3Pxxk3yTdY8xihzg5xwCWYgCg5_jnA8oBpsAqycYDNvqzsbARolQQpjI7rqC480JQfIMfxTNG-Hnk5XQwafqKV7lG2bOz_a/s320/maosuja.jpg
Nos últimos dias, o Palácio do Planalto ficou em alerta com as notícias de que cresce a adesão de deputados da base aliada para a criação da CPI da Petrobras. Só da bancada do PMDB já são cerca de 40 assinaturas no requerimento. 

A articulação política do governo teme ficar refém da base, caso essa CPI seja instalada. 

A preocupação no governo é com o potencial da CPI de fragilizar a maior estatal do país, que nos últimos anos perdeu de forma significativa valor de mercado.

A ordem no núcleo palaciano é de agir para retirar as assinaturas do requerimento. A proposta de criação da CPI foi feita por deputados do PMDB, PP e PR, inclusive pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que no ano passado abriu mão da candidatura à prefeitura de Belo Horizonte para apoiar o PT. 

Na recente reforma ministerial, Quintão foi preterido pelo Planalto para ocupar o Ministério da Agricultura.

Gerson Camarotti é comentarista político da Globo News e repórter especial de política do Jornal das Dez. 

Nenhum comentário: