"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 11, 2013

E NA REPÚBLICA DE TORPES E CANALHAS "DO POVO - PARA O POVO - PELO POVO" ... O projeto de poder total

Os mensaleiros não desistem. 
Às vésperas da publicação do acórdão que abrirá caminho para a prisão dos condenados pelo maior escândalo de corrupção da nossa história, lançam-se numa operação articulada para melar o jogo e impedir que a justiça seja feita.

José Dirceu comanda a estratégia do desespero.

Mas o alvo vai além:
é o projeto de poder total do PT em marcha.

Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, publicada ontem, o ex-todo-poderoso do governo Lula diz que obtivera de Luiz Fux, então candidato a uma vaga no STF, a promessa de que, se participasse do julgamento, iria absolvê-lo da acusação de ter comandado o mensalão. 


Fux acabou sendo o primeiro ministro do Supremo nomeado por Dilma Rousseff, em fevereiro de 2011, e votou, quase sempre, pela condenação dos mensaleiros, incluindo Dirceu.

Hoje, o jornal volta ao tema e informa, em nota no 'Painel', que caberá à assessoria jurídica do PT dar o próximo passo da operação desencadeada por Dirceu: pedir ao procurador-geral da República que instaure processo para investigar a conduta de Fux em seus movimentos anteriores à nomeação ao STF.


 O objetivo é declará-lo suspeito e, com isso, abrir a possibilidade de rever todo o processo do julgamento do mensalão.

Mas os estrategistas da impunidade não param aí. 

Também de maneira articulada, o ex-ministro da Casa Civil de Lula fala hoje ao Valor Econômico. Informa que sua defesa usará outros instrumentos jurídicos além dos embargos para buscar livrá-lo dos 10 anos e 10 meses de cadeia aos quais foi condenado. 


Mais especificamente, irá protocolar pedido de revisão criminal também como tentativa de anular o julgamento.

A revisão criminal é um processo autônomo possível após o trânsito em julgado de uma condenação criminal, prevista no artigo 621 do Código de Processo Penal. Cabe, por exemplo, quando a sentença "se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos" ou quando, após a condenação, "se descobrirem novas provas de inocência do condenado ou de circunstância que determine ou autorize diminuição especial da pena".

A tentativa de se defender é legítima.
O que não é aceitável é colocar instituições sob suspeição. Ao tentar disseminar uma nuvem de fumaça e dúvidas no exato momento em que o Supremo Tribunal Federal caminha para encerrar o processo de julgamento do mensalão, os condenados miram, no fim das contas, a credibilidade da Justiça brasileira.

Mas o que de mais grave as declarações de Dirceu contêm - e as ações correlatas do PT e seus mensaleiros corroboram - é a dúvida lançada sobre o processo de nomeação dos integrantes da mais alta corte de Justiça do país na era petista. Dos dez atuais integrantes, cinco foram indicados por Lula e dois por Dilma.

Será que o critério mais relevante para ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo tornou-se o alinhamento aos interesses do PT?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgw289B8vYHzRzmYEGpEnluWB9HEewPGt1sejoGATCcCdyg7HX7g8o6p7J-0vehtw6hcDzog2MkgSdBoT5LZAJn9itizD6UFjUBHHnKwER5IcIhfSaoC5QMrm8fald5rxQD63tVP_R4zpU/s1600/!1AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOXZ.jpg
Não é difícil acreditar na hipótese. 
Até porque não é segredo para ninguém o desapreço que os petistas nutrem pelas instituições, a aversão que guardam pelos que lhes são críticos, a ojeriza que reservam aos que ousam fiscalizar-lhes os passos. 

O que o PT acalenta, na realidade, é um projeto de poder total, ao qual tem se lançado sem pejo nestes últimos dez anos. Seja pela ocupação deslavada da máquina pública e pela sujeição de órgãos de Estado a interesses partidários, transformando o Executivo um aparelho petista.
 
Seja pela submissão imposta ao Congresso, em afronta a suas prerrogativas legislativas. Seja pela dependência e perda de autonomia infligida a estados e municípios, subvertendo o saudável equilíbrio que deve existir entre as esferas de governo.

Dentro desta estratégia de ocupação totalitária dos espaços, o Judiciário é o bastião que falta ao petismo. Os mensaleiros não querem apenas salvar a própria pele.

Querem, sobretudo, acabar de desacreditar as instituições da República, instaurar a desconfiança e o descrédito para que, neste caldo de degradação, possam reinar absolutos.



Fonte: Instituto Teotônio Vilela
 O projeto de poder total 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHljrm_so2sNSGRjYqc0dOPbXxQk0xmGYMiN7ptM6OTb0ZrrPfHGshBX6FlOJcT719rXGz7Bs7bTqA6W_weWwOGxykqs6vrefvWnizpbTUBrSw8G6NfbuC4J9Rz1Aj8vT6n3o1ilvOXtMN/s1600/487572_429813350410687_662031713_n.jpg

Nenhum comentário: