"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 14, 2013

DO JEITO QUE O DIABO GOSTA - Inflação pode estar se acomodando em patamar mais elevado, diz BC


O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou nesta quinta-feira (14), por meio da ata de sua última reunião, que a maior "dispersão" observada recentemente nos aumentos de preços ao consumidor, além de pressões sazonais (características de determinadas épocas do ano) e pressões localizadas no segmento de transportes, entre outros, contribuem para que a inflação mostre "resistência".

"Embora essa dinâmica desfavorável possa não representar um fenômeno temporário, mas uma eventual acomodação da inflação em patamar mais elevado, o Comitê pondera que incertezas remanescentes – de origem externa e interna – cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária deva ser administrada com cautela", informou o Copom, que optou por manter os juros estáveis na semana passada, mas que deixou a porta aberta para elevações no futuro. O mercado financeiro acredita que os juros subirão 0,75 ponto percentual neste ano, para 8% ao ano.

A autoridade monetária informou ainda que sua previsão de inflação subiu neste ano, tanto no chamado cenário de referência (câmbio e juros estáveis ao longo do horizonte de projeção) quanto no cenário de mercado - que considera as previsões do mercado financeiro para o dólar e para a taxa básica de juros. Em ambos os casos, a estimativa do BC continua acima da meta central de 4,5% para 2013.

A autoridade monetária tem previsto inflação acima da meta central neste ano, nas atas do Copom, desde o início do ano passado. O Copom também informou que a sua estimativa de inflação para 2014 também subiu e continua acima da meta central do próximo ano.

Segundo a autoridade monetária, a inflação de serviços segue em "níveis elevados", e observam-se pressões no segmento de alimentos e bebidas. Acrescentou ainda que os efeitos do comportamento dos preços no atacado sobre a inflação para os consumidores dependerão das "condições atuais e prospectivas da demanda e das expectativas dos formadores de preços em relação à trajetória futura da inflação".

 
Alexandro Martello Do G1

Nenhum comentário: