"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 11, 2012

LOVE THE BRAZIL.

Com a queda nas vendas na Europa e desaceleração na China, as montadoras de automóveis agora "amam" o Brasil, segundo reportagem da revista americana Forbes

No entanto, além da concorrência, as marcas enfrentam um outro desafio no País: os altos impostos cobrados pelo governo. A publicação cita o aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados. 

 "Consumidores brasileiros ficam chocados ao ver preços de US$ 29 mil por um modelo popular como o Toyota Corolla, que sai por US$ 16 mil nos Estados Unidos", diz a revista. 

 
Ainda de acordo com a Forbes, o Brasil tem apenas 14% das estradas pavimentadas, e mesmo assim possui potencial de crescimento de 68%, de 3,4 milhões de carros vendidos em 2011 para 5,7 milhões em 2016 - para os Estados Unidos a estimativa é de alta de 30%. 

Com o crescimento da classe média, o País pode ultrapassar o Japão já em 2015 e assumir o posto de terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas de EUA e China. 

A publicação ainda comentou a "corrida" das montadoras para nacionalizar parte da produção e aumentar a produtividade daquelas já instaladas no País, depois que o governo brasileiro decidiu dar incentivos para marcas que investem localmente. 

GM, 
Ford, 
Volkswagen, 
Fiat, 
Toyota, 
Hyundai, 
Nissan, 
Honda, 
Renault, 
Peugeot e Chery devem colocar cerca de US$ 25 bilhões no Brasil até 2016, segundo a Forbes.

Um comentário:

To Fora disse...

Vender carroça a peso de ouro é um grande negócio.
Preço do carro nacional em aço:+-R$200,00
Preço de uma peça no fabricante+-R$100,00
Preço desta mesma peça em uma revenda:R$900,00.
Se você comprar em quantidade do fabricante vai sair muito, mas muito,mais barato.
Lucro de uma revenda vendendo um carro:+-3%, caso venda no dia que o carro chegou,portanto qualquer desconto é impossível, já que um dia a mais na revenda tem encargos.
Quando lhe vendem um carro com "desconto" é mentira.
Dentre outras sacanagens.
Quando o Taurus era vendido aqui a Nota fiscal americana trazia o valor de +-US$9,000, ou seja R$9.000 'a época, era vendido aqui por +-R$55.000.