"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 16, 2012

ENQUANTO ISSO, NA TAL CPI DA "SOBRIEDADE E FOCO"(CACHOEIRA) DOS FALAZES ... Acordo dará sobrevida à CPI

 
Após emitir vários sinais de que os trabalhos da CPI do Cachoeira seriam concluídos até 4 de novembro, sem a necessidade de prorrogação, o PT, agora, costura uma saída menos desgastante para encerrar as investigações. Nos bastidores, alguns parlamentares governistas se articulam para que a comissão trabalhe apenas um mês a mais. 

Esse período seria utilizado somente para debater o relatório final. Dessa maneira, não haveria tempo hábil para ampliar o foco das investigações nem para quebrar o sigilo de mais 12 empresas fantasmas do esquema criminoso abastecido pela Construtora Delta. A ideia é uma prorrogação pela metade, um "enterro com um pouco mais de dignidade", como disse um membro da CPI.

Na tarde de hoje, uma reunião de líderes vai definir o rumo da comissão. Ontem, o vice-presidente, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), declarou que o PT vai defender a prorrogação, mas não falou por quantos dias. 
"Entendemos que (a prorrogação) é necessária para o debate em torno da apresentação do relatório. Não sei ao certo o tempo que seria necessário." Teixeira informou que conversou com o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), e que ele também apoia a extensão dos trabalhos.

Na semana passada, Odair Cunha deu a entender que a prorrogação não seria necessária. "Eu tenho um prazo, que é o dia 4 de novembro. É com essa data que estou trabalhando. Não é verdade que, se os trabalhos não forem prorrogados, os fatos não serão investigados. 
Não vou antecipar o relatório, mas muito já foi feito. Com as informações que nós temos hoje na CPI mista, já podemos produzir um relatório consistente", declarou.

Ontem à noite, os senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Miro Teixeira (PDT-RJ), considerados independentes, jantaram juntos para definir as estratégias. 

"Prorrogar por apenas 30 dias é apenas uma desculpa para encerrar a investigação. Desde a semana passada, escutei essa conversa de ampliar por mais 30 dias. Isso é uma saída clara para não ficar feio", afirmou Randolfe.


De acordo com o parlamentar, esse prazo costurado pelos governistas cobre apenas o período em que a CPI não funcionou em virtude das eleições municipais. "Agora é que estamos descobrindo os repasses feitos para as empresas fantasmas. A comissão começa a apontar novas relações", disse o senador.

A ideia dos chamados independentes é coletar assinaturas para um requerimento de prorrogação dos trabalhos por, no mínimo, três meses. O argumento é que ainda há mais de 500 requerimentos para serem apreciados. 

A prorrogação depende das assinaturas de um terço dos integrantes da Câmara e do Senado — 171 deputados e 27 senadores. 
Entre os pedidos a serem analisados, estão quebras de sigilo de empresas que seriam ligadas à organização criminosa que foi alvo da Operação Monte Carlo.

Habeas corpus
O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, conseguiu habeas corpus do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas continuará preso na Penitenciária da Papuda. A Corte reconheceu que a prisão dele, pela Operação Monte Carlo, já excedeu o prazo legal. Apesar da decisão, Cachoeira continuará detido em função da Operação Saint-Michel, da Polícia Civil do Distrito Federal.

JOÃO VALADARES Correio Braziliense

Nenhum comentário: