"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 16, 2012

EM TEMPO DE JULGAMENTO DE MENSALÃO EM STF PROLIXO... 85% de reprovados no Exame da Ordem

Clique na imagem
O VII Exame da Ordem, requisito para a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reprovou 85,03% dos 109.649 bacharéis que fizeram a prova. Ou seja, apenas 16.419 pessoas foram aprovadas no último exame de admissão.

Se considerado o número de inscritos, o índice de aprovação fica em 14,67% — o terceiro pior entre os últimos 13 certames.

Segundo a assessoria da OAB, o baixo índice deve-se à falta de preparo das instituições de ensino, porque o exame não teve o nível de dificuldade alterado. Em matéria publicada em sua página da internet, a OAB afirma que "não é objetivo do exame eliminar candidatos ou limitar seu acesso à carreira, haja vista a inexistência de quantidade de vagas definidas".

Ao contrário da baixa aprovação geral no exame, a OAB ressaltou que, de 15.667 estudantes do nono e décimo semestres inscritos na prova, o percentual de aprovação superou 46%, "indicativo de uma franca recuperação diante dos índices de reprovação registrados nos últimos certames, além de sinalizar para um maior engajamento dos cursos e dos alunos em aprimorar o desempenho".

Levando em conta a aprovação geral, a Universidade de Brasília (UnB) foi a nona instituição de ensino superior pública do país com o melhor índice (59,09%).
A primeira colocada foi a Fundação Universidade Federal de Viçosa (73,08%), seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (70,67%)
e da Universidade Federal do Paraná (69,77%).

No Distrito Federal, o segundo melhor índice foi conseguido pela Faculdade de Administração Escola Superior Professor Paulo Martins (Espam). As inscrições para o próximo exame, que será realizado em 9 de setembro, estão abertas.

Desempenho

Confira as cinco instituições de ensino superior do DF com os melhores índices no Exame da Ordem

Instituto Aprovação

Universidade de Brasília(UnB) 59,09%
Fac. de Adm.
Esc. Sup. Prof. Paulo Martins (Espam) 24%
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) 22,14%
Centro Universitário de Brasília (UniCeub) 22,03%
Universidade Católica de Brasília (UCB) 19,58%

Correio Braziliense

Nenhum comentário: