"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 13, 2012

PGR pede abertura de inquérito contra Perillo e Agnelo no STJ

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu na terça-feira a abertura de três inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar os governadores de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz.

Dois dos pedidos são para apurar as possíveis relações dos governadores com a organização do contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em fevereiro deste ano durante a Operação Monte Carlo.

Os dois pedidos de abertura de inquéritos são fruto do desmembramento do inquérito contra o senador Demóstenes Torres (DEM) e outros parlamentares, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Como parlamentar, Demóstenes - que é apontado como o principal operador político da organização criminosa de Cachoeira - tem foro no STF. Os governadores, por outro lado, têm foro no STJ.


Gurgel também pediu a abertura de um terceiro inquérito, contra Agnelo, para apurar eventuais irregularidades durante sua gestão como diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 2007 e 2010.

O Globo

Nenhum comentário: