"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 04, 2012

DEU NO ECONOMIST : CPI promete espalhar mais sujeira do que o normal

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários promete espalhar mais sujeira do que o normal.

É o que diz
artigo na edição desta sexta-feira da revista britânica The Economist. Segundo a revista, escândalos são comuns em Brasília, mas a CPI do Cachoeira coloca políticos de vários partidos na berlinda.

A CPI poderá convocar qualquer pessoa para depor como testemunha, além de ter acesso a dados bancários, fiscais e telegônicos sigilosos, ressalta a revista.

A reportagem diz ainda que, até agora, os custos políticos parecem recair sobre a oposição ao governo de centro-esquerda de Dilma Rousseff. Mas ressalta que as revelações não são necessariamente um presente à presidente.

Apesar de a linha dura que ela assumiu contra a corrupção dar-lhe uma reserva de credibilidade com o público, os inquéritos parlamentares são altamente imprevisíveis.

Ainda de acordo com a Economist, os assessores de Dilma estão particularmente preocupados com Luiz Antonio Pagot, ex-diretor do Dnit, que foi exonerado após denúncias de corrupção.

Um ano após a sua demissão, Pagot diz agora que foi forçado a sair por causa de negociata de Carlinhos Cachoeira com a empreiteira Delta Construção, que tem vários contratos com o governo federal.

"Mesmo que Rousseff saia politicamente ilesa, a investigação provavelmente irá atrapalhar alguns de seus planos", diz o artigo, citando os projetos para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, por causa do envolvimento da construtora Delta.

"Quanto mais a podridão na política brasileira é exposta, menor o número de políticos nos quais os brasileiros sentem que podem confiar", conclui a revista.

O Globo

Nenhum comentário: