"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 08, 2011

Inflação de serviços supera IPCA e sobe 9,4% em 12 meses

A inflação dos serviços atingiu em julho o pior nível desde a implantação do regime de metas em 1999 ao registrar alta de 8,8% em 12 meses, sem levar em conta os preços da alimentação fora de casa.

Quando esse item é incluído, a inflação dos serviços sobe e atinge 9,4%. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 6,87%.


A desaceleração nos preços dos serviços entre junho e julho não animou os especialistas. A alta passou de 0,60% para 0,42% no período. Com a inclusão dos restaurantes, o recuo do índice foi de 0,55% para 0,52%.

"Já esperávamos uma pressão menor devido aos reajustes mais baixos em aluguéis, condomínios e serviços bancários", diz Thiago Carlos, da Link Investimentos.
"Mas creio que essa é uma retração pontual", afirma ele.


Para Thiago Curado, da Tendências Consultoria, a intensa demanda por serviços deve continuar no segundo semestre, o que manterá os preços pressionados. "Com o aumento esperado de 14% para o salário mínimo em 2012, os sindicatos terão fôlego para pedir aumentos reais", explica o economista, que prevê alta de 8,4% nos serviços em 2011, contra IPCA de 6,6%.

Arícia Martins e Francine De Lorenzo | De São Paulo Valor Econômico

Nenhum comentário: