"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 28, 2011

A REALIDADE E A EXPECTATIVA ! SEM "MARQUETING"II : País é um dos mais desiguais do mundo .


Apesar de notável, a redução das desigualdades sociais e o aumento do número de pessoas incorporadas ao mercado de consumo, o País ainda está longe de uma situação ideal.

Pelo índice de Gini, a medida mais usada para avaliar a concentração de renda e que varia de 0 a 1, o Brasil evolui da marca de 0,6 em 2001 para 0,53 no ano passado.

Embora seja uma queda considerável, o número atual ainda reflete um dos países mais desiguais do mundo. Entre os integrantes dos Brics, ficamos atrás da China, Índia e Rússia.


Ontem, ao falar sobre as mudanças e saltos econômicos que o Brasil vem festejando
, o pesquisador Marcelo Neri, da FGV, também observou que não se pode esquecer do contexto em que eles se inserem:

"Nosso atraso é enorme. Fomos um dos últimos países do mundo a acabar com a escravidão. Por isso as mudanças que ocorrem aqui têm um efeito muito forte. Por outro lado, também é preciso observar o quadro geral de mudanças da América Latina: entre 2000 e 2007 houve redução de desigualdades em 13 de 17 países do continente."


O pesquisador também observou que a evolução da classe média registrada no Brasil nos últimos anos não tem um grande pai ou grande responsável. Para ele, a classe média emergente é filha dela mesma.
(...)
Em sua exposição, o economista-chefe do CPS da FGV também deu destaque a uma pesquisa realizada em 144 países pelo Instituto Gallup sobre as expectativas das populações em relação ao futuro.

Ela mostrou que nenhum outro povo está mais esperançoso no momento em relação ao que vai acontecer daqui a cinco anos do que o brasileiro.


Nas suas conclusões, o levantamento da FGV também aponta para a necessidade de se manter as medidas que garantiram o atual ciclo virtuoso de crescimento e de redução das desigualdades.


"O controle da inflação é fundamental nesse processo, assim como a estabilidade democrática."


O trabalho menciona a necessidade de condições mais favoráveis para a criação de empregos formais, maiores investimentos na melhoria da qualidade de ensino e volumes maiores de crédito para pequenos empresários.


"Nos últimos anos demos os pobres ao mercado, agora é preciso dar o mercado aos pobres", observou o pesquisador.

Roldão Arruda O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: