"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 11, 2011

FAMÍLIAS : OTIMISMO DIMINUI E DEVEDORES AUMENTAM.

O percentual de famílias que afirmam estar com a situação financeira melhor do que um ano antes caiu em fevereiro, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa indica que, em fevereiro, 75,5% das famílias brasileiras disseram estar melhor, abaixo dos 76,8% registrados um ano anterior.
O instituto mostrou que houve um aumento na proporção de famílias que acreditam ter piorado financeiramente, de 17,6% para 19,3%.


A região Sul apresentou "diferença considerável" na proporção de famílias otimistas, com queda de 73,7% para 65,2%.
De acordo com o Ipea, isso "implica um aumento no percentual de famílias que afirmam estar em pior situação financeira em comparação à de 2010, de 19,8% para 25,1%".


O estudo mostrou ainda que a maior parte das famílias brasileiras se sente segura em relação à posição que ocupa atualmente no mercado de trabalho. De acordo com o Ipea, cerca de 78% dos responsáveis pelos domicílios se disseram seguros.

No entanto, o resultado é pior do que o verificado em janeiro, de 80%.
Todas as regiões do país apresentam valores ligeiramente superiores à média nacional, exceto o Nordeste, que apresentou o menor índice: 68%.


A pesquisa mostrou que a expectativa de obter melhorias profissionais teve alta de janeiro para fevereiro, ao passar de 39% para aproximadamente 41%.
Os resultados apontam ainda que cerca 52% não esperam obter melhorias nos próximos seis meses.


O total de famílias que não têm condição de quitar suas dívidas cresceu em fevereiro, de acordo com o levantamento. Das famílias entrevistadas, 38% dizem não ter condições de quitar os débitos. No mês anterior, o total era de 32,2%.

Entre as regiões, a situação é pior no Norte, onde 44,9% acreditam não ter condições de pagar as contas em atraso.

Juliana Ennes | Do Rio Valor Econômico

Nenhum comentário: