"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 19, 2010

EMPREITEIRAS UMA FARRA SEM FIM.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvzjhi_lPl9mYWz0QZ4J3MfpNxFU5P03eYcqSuK_TpQZlf06AA3cu0Kk8g6iShfR3HsLTWlmIAmgflf6rinwyMXqSAmxe31qGyG3fNESfQ5vRXrXtjPpj1qDj5lfRpRibu-Cl6vGwmykUb/s1600/corrup%C3%A7%C3%A3o2.jpg
As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O esquema usado por empreiteiras para driblar os processos de licitação e repartir contratos públicos "por fora" não poupou nem a obra do prédio onde trabalham os peritos da Polícia Federal que investigam os "consórcios paralelos".

Auditoria do governo federal e inquérito da PF constataram que quatro construtoras fizeram um pacto a fim de burlar a concorrência para a construção da nova sede do Instituto Nacional de Criminalística (INC).

Os peritos do INC são justamente aqueles que analisaram os documentos apreendidos em quatro operações e verificaram que, em todo o país, as empreiteiras fecham previamente acordos à margem das licitações para dividir a execução das obras e os respectivos pagamentos.

O acordo veio à tona porque a empreiteira que venceu a concorrência, a Gautama, deu um calote nas demais, o que levou uma das "prejudicadas", a construtora Atlanta, a entrar com uma ação na Justiça para fazer valer o esquema paralelo.

As quatro empresas envolvidas no conluio (Gautama, Atlanta, Habra e Vértice) foram declaradas inidôneas: não podem participar de concorrências públicas por, no mínimo, dois anos.

O escândalo dos "consórcios paralelos" já levou à malha fina da PF e das polícias estaduais grandes empreiteiras do País e obras importantes como os metrôs de Rio, Brasília, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre e a BR-101.

As investigações, porém, foram bloqueadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nenhum comentário: