"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 22, 2010

A URGÊNCIA DO PRÉ- $AL - MUITO$ INTERE$$E$

Click para ampliar :
presal

O petróleo na camada pré-sal atingiu seu auge.

O Governo brasileiro tem o plano para exploração dos milhões de barris do “ouro negro”.

E pede “pressa” ao congresso.

O Brasil com os políticos comprometidos sabe lá com o quê ou quem, um risco considerável é o da Doença Holandesa, aonde o Brasil, ficando na dependência das reservas de riqueza natural não desenvolva a sociedade, perpetuando a pobreza.

Um exemplo muito claro desse mecanismo perverso é a exploração de petróleo no Delta do Níger, que não tem levado o desenvolvimento ao povo da Nigéria.


A pauta da Câmara dos deputados :

Da Agência Câmara
Em Brasília

O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, confirmou que governo e oposição chegaram a um acordo para análise dos projetos restantes do pré-sal, estabelecendo o dia 10 de março como data-limite para que sejam votados.


O acordo foi fechado no gabinete da Presidência, com a participação do presidente Michel Temer e do líder do PSDB, deputado João Almeida (BA).


A agenda da Câmara prevê para esta semana (23 e 24/02) a votação do Projeto de Lei que cria o Fundo Social com recursos do pré-sal.


Já nos dias 2 e 3 de março, será a vez do projeto que trata da capitalização da Petrobras, que permite à União vender à estatal, sem licitação, o direito de explorar até 5 bilhões de barris de petróleo da área do pré-sal.


Para o dia 10 de março ficou acordada a votação da chamada Emenda Ibsen-Souto aos PLs 5938/09 e 2502/07, que estabelecem o regime de partilha para a exploração do petróleo do pré-sal e redefinem a distribuição dos royalties, texto que foi aprovado em dezembro.


Segundo o deputado João Almeida (PSDB-BA) a oposição deve votar os dois primeiros projetos, unida, mas para a Emenda Ibsen-Souto, que envolve interesses diversos dos estados, os deputados deverão ser liberados para votar individualmente, podendo atender aos seus interesses regionais.


A única proposta do pré-sal aprovada integralmente na Câmara até o momento foi o PL 5939/09, que cria a Petro-Sal, estatal para gerenciar todos os contratos de exploração e produção de petróleo e de gás na área do pré-sal sob o novo modelo de partilha proposto pelo governo.

Esse projeto já está no Senado.


Nove medidas provisórias tramitam na Câmara e devem ser votadas após a votação das propostas do pré-sal.

Nenhum comentário: