"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 13, 2010

ELE ESTÁ DE VOLTA -


http://www.chicobruno.com.br/newsimage/LulaPiscaAMar.gif 
Quando as coisas começam a "fugir" do controle, o parlapatão(lula) se apressa em criar uma discórdia para justificar uma mudança de atitude, o que ele disse no seu primeiro discurso do ano onde acusa a oposição antecipadamente, está na verdade sinalizando qual será a sua estratégia,  para tentar reverter uma tendência nas intenções de voto, que estão se canalizando para  um rumo consistente e sem volta. Já está preparando as "pernadas" .

Larissa Borges 
Direto de Brasília
Especial Terra 
Em seu primeiro discurso de 2010, ano em que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, irá disputar a Presidência da República pelo PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duros ataques ao que classificou como "jogo rasteiro" da oposição e disse que, contra agressões sofridas por seu governo, pode ser um "capoeirista" e evitar golpes de adversários. A uma plateia de prefeitos e governadores, Lula ironizou a formação intelectual de políticos da oposição e afirmou que, mesmo esperando "um debate de alto nível", "pelos sinais que vi e na ausência de discurso programático, vale chutar do peito pra cima".
"Vamos ter eleições nesse ano. Vai ser um ano muito quente. Vocês estão vendo o perfil do tipo de disputa que vai ter, o tipo de agressões, de insinuações. Não permitam que a relação institucional entre os entes federados sofram qualquer problema por conta de uma eleição. Uma eleição passa e a vida continua", disse. "Como meus adversários são muito letrados, vão querer fazer debate de alto nível, espero que seja isso. Pelos sinais que vi e na ausência de discurso programático, vale chutar do peito pra cima. O que eles não sabem é que sou capoeirista. Estou muito preparado para não deixar a coisa chegar no meu peito", afirmou o presidente.
Ao atacar a oposição, Lula disse que, mesmo com as críticas oposicionistas, não vai perder o bom senso de seu governo. "Estou tão convicto do que vai acontecer nesse País e no processo eleito que nada, absolutamente nada vai fazer que eu perca um milímetro do meu bom senso de desviar esse País do caminho que estamos hoje. Não há hipótese. Não permitam que o jogo rasteiro de uma campanha eleitoral estrague a grandeza da relação que conseguimos construir no País."


Outras declarações :
"O papel do Estado não pode ser coisa finita", disse o presidente durante lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes.
Sobre economia, esbanjou otimismo. "Tudo demonstra que 2010 vai ser um ano muito importante para este país", com crescimento econômico e geração de empregos
Assim como a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do governo à Presidência --que havia discursado anteriormente-- fez um afago no Congresso. Admitiu ser grato pelo Parlamento ter aprovado "99,9 por cento" dos projetos de interesse do governo.
Nas palavras do presidente, muitas vezes o Executivo manda um pônei e o Legislativo entrega um camelo, assim como o Planalto também envia camelos e o Congresso os transforma em pôneis.
"A maior parte dos projetos é melhorada", disse Lula, que antes assistiu a discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) no mesmo evento.
(Reportagem de Natuza Nery)
Da Reuters

"ZÉ" Sarney não podia faltar,  e do alto da sua credibilidade(plagiando/Boris Casoy), fez uma menção à candidata Dilma :
Coube ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a defesa mais explícita do nome de Dilma para suceder Lula. Disse que a ministra é uma mulher de coragem, decisões e exemplos. "Isso mostra a ascensão das mulheres nesses anos todos, o exemplo extraordinário que ela dá, naturalmente a contribuição que ela tem dado e vai continuar dando ao nosso País", disse Sarney, que fez questão de ressaltar o governo "extraordinário" que Lula vem fazendo. Ele lembrou que, em 2010, faz 25 anos que assumiu a presidência da República. "Às vezes acho que é outro País tal foram as transformações na nossa pátria", ponderou.

Mais...


Nenhum comentário: