"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 17, 2010

E AGORA JOSÉ ?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIZ6lQ0dDI9ib9k_MHnKw1jWJJmkXOmnaDJmWHt-POLo9WIVxLBp_YPIAPFmZDSX-jTxcEldcf0APyWSYiBWGeVaXxYmoQdWNZK6wR_Ekj9fagNHaq0rWXaqvO3BKBOhIAeg991vM4K8YV/s320/PT+Lixo+no+Lixo.GIF
 Desde o início do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atua como um dique de contenção do PT e de seus esquerdistas mais furibundos. Entregou a eles núcleos periféricos de poder e, assim, os manteve distantes das decisões sobre temas vitais, como a política econômica e os programas sociais, segredos do sucesso de seu governo.

"Com milhares de cargos à disposição na administração pública, em fundos de pensão e em estatais, até o mais empedernido partido socialista, se precisar, vira neoliberal", explica o cientista político Rubens Figueiredo. Foi dessa maneira que Lula acalmou o ímpeto dos radicais durante sete anos. A receita valeu até hoje, mas a aproximação do fim do governo fez com que esses grupos, até por questão de sobrevivência política, deixassem o estado de letargia.

Nenhum comentário: