O Brasil vive, neste século, tristes contradições históricas, das quais vamos citar dois exemplos de queda no índice do patriotismo nacional. -
1-
De um modo geral, os brasileiros se empolgaram e demonstraram apoio para o Brasil sediar, no Rio de Janeiro, as Olimpíadas de 2016, o que acabou ocorrendo, até por uma larga margem de votos.
Mas parece que os brasileiros, agora, só se empolgam e lutam quando se trata de esportes, e silenciam em outras questões nacionais, o que comprova uma queda de patriotismo. -
2-
E um outro aspecto negativo, que também retrata a falta de patriotismo, é o fato de uma autoridade de segurança, neste Brasil violento de hoje em dia, ter demitido delegados que permitiram que a Imprensa mostrasse a cara de bandidos presos.
E informar as pessoas de bem não é um dever patriótico?
E para comprovar a nossa tese do declínio do patriotismo brasileiro, lembramos que as TV e grandes jornais do Brasil, apresentaram reportagens sobre os 60 anos da República Popular da China, com ênfase nos festejos do feito e da data.
E quem comparar estas reportagens com as das solenidades do nosso dia 7 de setembro, dia da Independência, tem a nítida impressão de que, para a Imprensa Brasileira, esta nossa Independência nunca teve a menor importância.
De fato semelhante, da desvalorização dos heróis brasileiros, já tratamos outro dia quando, em Fortaleza, com destaque na mídia e palmas das autoridades, deu-se o nome Che Guevara a um Centro para a educação esportiva e cultural infanto-juvenil.
E para mostrar como começou a surgir o patriotismo brasileiro, lembramos que, desde o descobrimento, a nossa terra nunca foi chamada de América Portuguesa, ou similar, e, sim, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e logo depois Brasil, porque aqui havia uma árvore, cuja madeira tinha grande aceitação na Europa, chamada de “Pau Brasil”.
E assim, o nosso patriotismo nasceu com o descobrimento e começou a crescer com as lutas dos nascidos no Brasil - brancos, índios e negros que defendiam o Brasil contra os ataques estrangeiros.
E aumentou com a audácia dos bandeirantes que expandiram as nossas fronteiras. E depois, nos surgiu um grande herói, “Tiradentes”, ícone da luta pela Independência.
E esse patriotismo forte, com a participação de padres e políticos, e favorecido com a vinda do Rei D. João VI para o Brasil em 1808, conquistou a Independência, no dia 7 de setembro de 1822.
E o patriotismo brasileiro continuou crescendo e pacificou o Brasil, venceu todas as guerras na América do Sul, libertou os escravos, proclamou a República e com boa diplomacia, garantiu as nossas fronteiras.
E cresceu até quando traidores brasileiros em 1835, com a Intentona Comunista quiseram subordinar o Brasil ao Comunismo Internacional.
E a partir daí, o patriotismo dos brasileiros começou a declinar devido, certamente, à ação do mesmo Comunismo Internacional que tinha como um dos seus chefes, Carlos Prestes, que após a II Guerra Mundial, chegou a declarar que, no caso de uma guerra entre a URSS e o Brasil, lutaria contra o Brasil.
E continuou caindo após as revoluções comunistas -
Chinesa e Cubana.
Mas o patriotismo voltou forte com a Revolução de 1964 quando os brasileiros, os políticos e os Governos Militares derrotaram o comunismo terrorista que queria uma Ditadura Comunista no Brasil.
Mas depois, em 1988, sob a influência dos comunistas, foi votada uma Constituição, a partir da qual o patriotismo voltou a cair no Brasil.
E esta queda mais se acentuou no governo FHC, e os brasileiros começaram a perder o sentimento patriótico que os seus pais e mestres lhes ensinavam a cultuar desde a infância.
Recentemente, soube-se que o Governo, sentindo a gravidade do problema, determinou a todas as escolas a obrigatoriedade de cantarem os respectivos alunos o Hino Nacional, pelo menos uma vez por semana.
A História mostra que a culpa da queda de patriotismo no Brasil é das Autoridades, dos Políticos e da Imprensa que não cumprem bem o seu Dever. Nivelam o direito dos bandidos com o direito dos homens de bem e renegam os nossos Heróis e a nossa gloriosa História.
Brasileiros, o Brasil é nossa Pátria!
E o Patriotismo é uma garantia da Soberania Brasileira.
Estamos Vivos!
Grupo Guararapes!Personalidade Jurídica sob reg. Nº 12 58 93,
Grupo Guararapes!Personalidade Jurídica sob reg. Nº 12 58 93,
Cartório do 1º registro de títulos e documentos,
em Fortaleza.