"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 22, 2009

O PATRIOTISMO NACIONAL


 
O Brasil vive, neste século, tristes contradições históricas, das quais vamos citar dois exemplos de queda no índice do patriotismo nacional. -

1-
De um modo geral, os brasileiros se empolgaram e demonstraram apoio para o Brasil sediar, no Rio de Janeiro, as Olimpíadas de 2016, o que acabou ocorrendo, até por uma larga margem de votos. 
 Mas parece que os brasileiros, agora, só se empolgam e lutam quando se trata de esportes, e silenciam em outras questões nacionais, o que comprova uma queda de patriotismo. -

2-
E um outro aspecto negativo, que também retrata a falta de patriotismo, é o fato de uma autoridade de segurança, neste Brasil violento de hoje em dia, ter demitido delegados que permitiram que a Imprensa mostrasse a cara de bandidos presos.
E informar as pessoas de bem não é um dever patriótico?

E para comprovar a nossa tese do declínio do patriotismo brasileiro, lembramos que as TV e grandes jornais do Brasil, apresentaram reportagens sobre os 60 anos da República Popular da China, com ênfase nos festejos do feito e da data.

E quem comparar estas reportagens com as das solenidades do nosso dia 7 de setembro, dia da Independência, tem a nítida impressão de que, para a Imprensa Brasileira, esta nossa Independência nunca teve a menor importância. 

De fato semelhante, da desvalorização dos heróis brasileiros, já tratamos outro dia quando, em Fortaleza, com destaque na mídia e palmas das autoridades, deu-se o nome Che Guevara a um Centro para a educação esportiva e cultural infanto-juvenil.

E para mostrar como começou a surgir o patriotismo brasileiro, lembramos que, desde o descobrimento, a nossa terra nunca foi chamada de América Portuguesa, ou similar, e, sim, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e logo depois Brasil, porque aqui havia uma árvore, cuja madeira tinha grande aceitação na Europa, chamada de “Pau Brasil”. 

E assim, o nosso patriotismo nasceu com o descobrimento e começou a crescer com as lutas dos nascidos no Brasil - brancos, índios e negros que defendiam o Brasil contra os ataques estrangeiros. 

E aumentou com a audácia dos bandeirantes que expandiram as nossas fronteiras. E depois, nos surgiu um grande herói, “Tiradentes”, ícone da luta pela Independência. 

E esse patriotismo forte, com a participação de padres e políticos, e favorecido com a vinda do Rei D. João VI para o Brasil em 1808, conquistou a Independência, no dia 7 de setembro de 1822.

E o patriotismo brasileiro continuou crescendo e pacificou o Brasil, venceu todas as guerras na América do Sul, libertou os escravos, proclamou a República e com boa diplomacia, garantiu as nossas fronteiras. 

E cresceu até quando traidores brasileiros em 1835, com a Intentona Comunista quiseram subordinar o Brasil ao Comunismo Internacional. 

E a partir daí, o patriotismo dos brasileiros começou a declinar devido, certamente, à ação do mesmo Comunismo Internacional que tinha como um dos seus chefes, Carlos Prestes, que após a II Guerra Mundial, chegou a declarar que, no caso de uma guerra entre a URSS e o Brasil, lutaria contra o Brasil.

E continuou caindo após as revoluções comunistas - 
Chinesa e Cubana.

Mas o patriotismo voltou forte com a Revolução de 1964 quando os brasileiros, os políticos e os Governos Militares derrotaram o comunismo terrorista que queria uma Ditadura Comunista no Brasil. 

Mas depois, em 1988, sob a influência dos comunistas, foi votada uma Constituição, a partir da qual o patriotismo voltou a cair no Brasil. 

E esta queda mais se acentuou no governo FHC, e os brasileiros começaram a perder o sentimento patriótico que os seus pais e mestres lhes ensinavam a cultuar desde a infância. 

Recentemente, soube-se que o Governo, sentindo a gravidade do problema, determinou a todas as escolas a obrigatoriedade de cantarem os respectivos alunos o Hino Nacional, pelo menos uma vez por semana.

A História mostra que a culpa da queda de patriotismo no Brasil é das Autoridades, dos Políticos e da Imprensa que não cumprem bem o seu Dever. Nivelam o direito dos bandidos com o direito dos homens de bem e renegam os nossos Heróis e a nossa gloriosa História.

Brasileiros, o Brasil é nossa Pátria! 
E o Patriotismo é uma garantia da Soberania Brasileira.

Estamos Vivos! 
Grupo Guararapes!Personalidade Jurídica sob reg. Nº 12 58 93, 
Cartório do 1º registro de títulos e documentos, 
em Fortaleza.