"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 03, 2009

AZEREDO O MENSALEIRO/ A ORIGEM



Amanhã, dia 4, o STF deve ouvir o tão esperado voto do ministro Marco Aurélio de Mello, sobre a extradição ou não do abutre assassino Cesare Battisti, defendido com unhas, dentes e outras partes do corpo pelo ministro da Justiça Tarso Genro e demais membros do petismo. 

Também saberemos se o novo ministro petista, que costuma receber festas de homenagem pagas pelos cofres públicos, vai se dar por impedido ou não. 
   Alan Marques/Folha Imagem
Também amanhã o STF julga se aceita denúncia contra o tucano mensaleiro senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). 

Refere-se ao inquérito 2280, no qual o Ministério Público acusa Azeredo de ter patrocinado, em 1998, um esquema indecente, imoral de coleta de verbas eleitorais.


Os ministros, nesta fase, analisam se a denúncia apresenta indícios de autoria e materialidade dos crimes apontados pelo procurador. 

Presentes estes indícios, a denúncia é recebida e a Corte abre ação penal contra o investigado, que se torna réu.

Se os ministros considerarem ausentes esses indícios, a denúncia é rejeitada e o inquérito é arquivado. Vale à pena assistir a TV Justiça, amanhã, a partir das 9 horas.