"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 28, 2009

ATÉ QUANDO ?


 

UM DIA EXISTIU…

Um dia existiu neste país uma reação popular aos desmandos do governo vigente na época e que afrontava os direitos constitucionais.

Um dia existiram homens valorosos e corajosos que não hesitaram em pegar em armas para defender nossa Constituição.

Um dia existiram mulheres virtuosas que se engajaram em um movimento que beneficiaria os seus filhos e os filhos de seus filhos.

Um dia existiram jovens que deixaram os livros por um momento para defenderem o direito ao saber.

Um dia existiram crianças que ao verem seus pais lutando por um ideal brincaram de defender a democracia.

Um dia existiu nesta Nação, uma população que não era subserviente, que não era manipulada pela TV, Rádio ou quaisquer meios de comunicação que tentassem dissimular um desgoverno, um despotismo.

Um dia nossos avós e pais tentaram incendiar esta nação com um simples palito de fósforo cuja chama não se extinguiu até nossos dias. 

Um dia existiu neste país brio e garbo, dignidade e coragem.

Será que existe ainda em nossos corações, uma geração que recebeu uma 
Constituição com Leis escritas com sangue de nossos antepassados, o amor a esta pátria e a capacidade de nos unirmos e defendermos o “cumprimento”de nossa Carta Magna e a garantia dos direitos de todos os brasileiros?

Um dia existiu uma revolução, uma reação efetiva à injustiça e em prol da soberania e da democracia de um povo sofrido.

Um dia existiu uma população indignada que não apenas pensou e reclamou, mas agiu e enfrentou.

Agiu acima de Partidos Políticos e de interesses pessoais, sem pensar em favorecimentos quaisquer advindos do poder.

Existiram, não mais existem?

Ou estariam ainda dentro de nós, esperando o momento de usarem o poder do Voto para darem a descarga no Poder Podre que nos governa a décadas, separar o joio do trigo na política nacional, acender uma luz que ofusque as trevas da corrupção e da imoralidade que imperam hoje em nosso país.

Eu não acredito que nada possa ser feito.

Faça parte você também deste Movimento que não tem Líder, e que tem um só ideal, o de lutarmos dentro da legalidade pelos nossos direitos constitucionais.

Este que vos escreve estas linhas é um cidadão de 51 anos de idade, que viu a ditadura militar em sua adolescência, e que teme uma ditadura civil.

A falta de educação neste nosso país, saudosa educação que tivemos no passado, onde os mestres eram pessoas dignas de respeito, esta falta de educação vende o voto, ignora o clamor público, vive por uma cesta básica sem defender o seu direito ao Trabalho.

Comece a marchar comigo, conosco, brasileiros.

Neste nosso Movimento não fazemos acepção de Partidos Políticos, de raça, de nível de instrução, de classe social, de religião, enfim, todos são convidados a, dentro do espírito de tolerância e respeito, votarmos juntos e escolhermos juntos nossos líderes, através de uma livre consciência e informados sobre a índole e a vida política e moral de cada candidato que se apresente, apenas isto será suficiente para revolucionar nossa política, para mudar os rumos do “nosso país”, da nossa nação brasileira.

 Daniel Ferreira de Souza
mmdc@mmdc.com.br