"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 28, 2009

Partido dos Trabalhadores

A desconstrução de um partido

Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” A frase dita há mais de um século e meio por Abraham Lincoln – o 16° presidente dos Estados Unidos – continua atual.


E quando falamos de Brasil, ela pode ser utilizada diariamente para justificar as mazelas cometidas pelo PT nos últimos sete anos de Governo Lula.

Como pode o partido da ética, da decência, da luta contra a corrupção e da moral se transformar na principal quadrilha engravatada da história do país?

Mas como não existe crime sem criminoso o primeiro passo do PT foi formar um time de peso, coeso e ciente do que seria possível fazer a partir do primeiro dia de mandato.

A equipe foi montada e os planos arquitetados milimétricamente. O resultado? Um escândalo atrás do outro.

“Se há um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo.” Luiz Inácio Lula da Silva.

Retrospectiva dos crimes

CPI dos Bingos

Waldomiro Diniz, homem de confiança de José Dirceu, ministro-chefe da Casa Civil, é flagrado em vídeo extorquindo empresários com o objetivo de encher o cofre do PT.

Mensalão

Em entrevista à Folha de São Paulo, o deputado Roberto Jefferson (PTB) entrega a cabeça de José Dirceu. O crime: Compra de votos de parlamentares. Dirceu, então homem forte do Governo é desmascarado como sendo o líder do esquema.

A ideia do PT em molhar a mão dos deputados era impredir a criação de processos de investigação, como o caso da CPI dos Correios.

O tesoureiro

Parceiro de Dirceu, Delúbio Soares – tesoureiro do PT – é acusado de pagar mesada de 30 mil reais aos deputados, o que faz desmoronar o discurso ético do partido. É o começo do naufrágio do governo Lula. Dirceu cai.

Valerioduto

Em depoimento, Roberto Jefferson afirma que os pagamentos do “Mensalão” estariam a cargo também do publicitário Marcos Valério.

A grana era proveniente de empresas estatais e privadas, e que chegava em malas a Brasília, onde era então distribuída entre os deputados indicados por Delúbio.

Duda Mendonça

O publicitário de Lula, ex de Maluf, afirma à CPI dos Correios ter recebido dinheiro de Marcos Valério no exterior.

Lula sabia

Em meio a maior crise política recente da história do Brasil, Lula afirma categoricamente que não sabia de nada. Mas a crise começa a afetar a imagem do petista.

Como um presidente não sabe o que se passa em seu governo? Ou é negligente ou é conivente. A desculpa de Lula não cola e mais de 55% dos brasileiros afirmaram acreditar que o presidente sabia dos esquemas de corrupção no seu governo.

Marido traído?

“Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento.

Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política”, diz Lula. Alguém acredita?

O falso Genoíno

Supremo Tribunal Federal aceita denúncia que acusa o deputado José Genoíno, uma das estrelas do PT, de ser integrante do bando do Mensalão.

Ele e mais 11 pessoas respondem por crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.

A vez de Palocci

Escutas telefônicas revelam que Rogério Buratti, o ex-secretário que acusou Antonio Palocci, ministro da Fazenda, de receber propina de empresas de lixo, fazia lobby no gabinete do ministro da fazenda: sabia quem se reunia com o ministro e marcava encontros para empresários.

Corrupção em Ribeirão

E a chuva de denúncias não para. Palocci é acusado de ser chefe de um esquema de corrupção na época em que era prefeito de Ribeirão Preto, Interior de São Paulo.

O golpe era o seguinte: cobrava-se mesadas de cerca de 50 mil reais de empresas prestadoras de serviço da prefeitura. A verba era enviada diretamente aos cofres do PT. Palocci cai.

O caseiro

O caso complica para o lado de Palocci a partir da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Ele foi testemunha de acusação contra Palocci. Segunda a denúncia, o petista se reunia com lobistas em uma mansão conhecida como “República de Ribeirão Preto”. Lá eram realizadas reuniões e encontros com prostitutas.

Celso Daniel

O assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, causa pavor na cúpula do PT. O caso é nebuloso e sobram suspeitas de que o crime tenha sido encomendado de dentro do próprio partido.

Grana de Fidel

Mais uma denúncia atinge o Governo do PT. Desta vez o partido é acusado de receber dinheiro de Cuba para a campanha presidencial de Lula.

Dilma 1

Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, manda sua secretária-executiva, Erenice Alves Guerra, preparar um dossiê com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique e de sua mulher, Ruth, durante a gestão tucana. Além de encomendar o documento, Dilma vazou as informações para a imprensa.

Dilma 2

Cai a máscara da queridinha do presidente. Dilma manda parar as investigações da Receita Federal nas empresas da família Sarney.

A denúncia é feita pela ex-secretária do órgão, Lina Vieira. O escândalo é um balde de água fria nos planos de Lula em eleger Dilma em 2010.

PT segura Sarney

A tropa de choque de Lula impede o processo de cassação do presidente do Senado José Sarney. Nem a mobilização da opinião pública faz com que haja abertura de processo para investigar Sarney na história dos atos secretos.

Mais uma vergonha para o Brasil. Mais uma vergonha para o PT.

De fato, é muito crime pra pouco tempo de governo. Mas assim é o PT no comando.

Uma história de 30 anos desconstruída em sete. Um partido irreconhecível .





Nenhum comentário: