"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 21, 2011

PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO : INDÚSTRIA OPERA ABAIXO DA CAPACIDADE, DIZ CNI.

Em janeiro, a indústria operou muito abaixo da sua capacidade de produção, segundo pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O nível de utilização da capacidade instalada (UCI) recuou de 48,2 pontos em dezembro para 45,2, distanciando-se dos 50 pontos que, de acordo com a instituição, indica UCI ao nível usual para o mês.


A confederação diz que esse é o segundo mês consecutivo com atividade industrial aquém do usual, o que não ocorria desde a crise financeira de 2008. O indicador está em declínio desde novembro, quando atingiu 50,4 pontos.

- A queda mais acentuada do que a observada nos meses de janeiro foi provocada pela redução da demanda.
A indústria se antecipou e ajustou a sua produção ao perceber que a demanda está em declínio desde o final do ano passado – diz o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Mercado vê inflação mais alta em 2011 e 2012

Pela décima primeira semana consecutiva, o mercado elevou a projeção para a inflação deste ano, de 5,75% para 5,79%, bem longe do centro da meta (4,5%).

Para 2012, os analistas também apostam que o IPCA fechará mais alto - a expectativa subiu de 4,70% para 4,78%. Essas informações constam no boletim Focus, divulgado hoje pelo BC.

Já a previsão para a taxa de juros foi mantida em 12,50% para 2011 e em 11,25% para 2012, assim como a projeção para o crescimento do PIB, que continua em 4,50% para ambos os anos.

Valéria Maniero/GLOBO

Nenhum comentário: