A indústria brasileira recuou em 11 dos 14 locais pesquisados, informou o IBGE nesta quarta-feira. A pior perda foi registrada no Amazonas, onde a produção encolheu 9,3% em junho, na comparação com maio. Entre os resultados positivos, o Rio se destaca, com alta de 5,4% no período, recuperando parcialmente as perdas consecutivas nos três meses anteriores.
Na comparação com junho de 2013, o recuo foi registrado em 12 dos 15 locais pesquisados. Nesse cálculo, a indústria amazonense também registrou o pior resultado: queda de 16,1%, seguida pelos recuos no Paraná (-14%) e Bahia (-12,1%).
No semestre, o resultado também veio negativo em 12 das 15 regiões acompanhadas. O pior desempenho foi registrado em São Paulo, onde a queda foi de 5%. Bahia (-4,5%), Paraná (-4,3%) e Rio (-3,9%) também tiveram números abaixo da média nacional (-2,6%).
Dados divulgados pelo IBGE na semana passada mostraram que o setor encolheu 1,4% em junho, em relação a maio, o pior resultado nesse tipo de comparação desde dezembro do ano passado. Na comparação anual, o tombo foi ainda maior: queda de 6,9%, mais intenso desde setembro de 2009.
Em meio a um cenário de fraca demanda e aperto dos juros, a indústria brasileira tem vivido um ano fraco. Segundo a projeção mais recente do boletim Focus, do Banco Central, deve encerrar o ano em contração de 1,53%
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário