O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) multou a Petrobrás em R$ 10 milhões por não ter comunicado a ocorrência de um acidente que resultou na contaminação do córrego Pau D"Alho, que corta o Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba (SP).
Segundo o órgão, a Petrobrás deixou vazar óleo, sedimentos de rocha e terra durante as obras de escavação para construção do gasoduto que transportará o gás do pré-sal para Taubaté. A multa pelo vazamento é de R$ 25 mil.
O acidente aconteceu em novembro de 2010, mas a multa foi aplicada na sexta-feira. O vazamento foi descoberto durante visita de técnicos ao local, que observaram que a água do córrego tinha aspecto branco.
A Petrobrás, que recorrerá das multas, confirmou que o acidente foi causado durante a escavação de um túnel e culpou a chuva, que teria sido responsável pelo transbordamento do material para o córrego.
A estatal afirmou que o acidente não causou danos ambientais e que realizou um plano de contingência para evitar maiores danos.
Segundo o Ibama, a Petrobrás é obrigada a comunicar qualquer tipo de acidente que possa resultar em danos à fauna e à flora.
Afra Balazina, Andrea Vialli e Reginaldo Pupo - O Estado de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário